Projecto "Dar a Ver o Departamento de Comunicação e Arte"


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Sex, 14/10/11

Conversação entre:

- um investigador [que pretende obter informação sobre um determinado assunto]


- e um informador [alguém que terá informação de interesse no contexto do estudo].

Envolve interacção directa entre entrevistador e entrevistado.
Pretende-se que o entrevistado partilhe voluntariamente a informação de que dispõe.

 

De acordo com a forma de operacionalização, as entrevistas podem ser classificadas em:

1. Entrevistas estruturadas

Questões previamente formuladas num guião de entrevista.

Não há lugar...


- a alterações dos tópicos a questionar.

- a alterações da ordem das questões.

- a inclusão de outras questões.

Quando se utilizam?

Quando se pretende obter dos entrevistados respostas às mesmas perguntas, permitindo que estas sejam comparadas.

As diferenças, a existirem, devem situar-se nas respostas e não nas perguntas formuladas.

 
2. Entrevistas não estruturadas
 

O investigador procura, através da conversação e sem auxílio de nenhum guião, conseguir dados relevantes de um problema de investigação, que possam ser utilizados para análise qualitativa.

 
Modalidades da entrevista não estruturada
 

2.1 Entrevista focalizada

- Usa uma listagem de tópicos relativos ao problema a estudar.
- O entrevistador pode incluir questões que considere oportunas.
- Exige experiência e perspicácia de entrevistador.
 

2.2 Entrevista clínica

Apropriada para o estudo de motivações, sentimentos e conduta das pessoas.

- Liberdade quase total dada ao entrevistado na sua resposta.
- Partilhada grande quantidade de informação.
- Informação detalhada.
- Duração longa.

- Questões quase sempre abertas focadas na vivência pessoal do entrevistado.

 
 
2. Entrevistas não estruturadas

O investigador procura, através da conversação e sem auxílio de nenhum guião, conseguir dados relevantes de um problema de investigação, que possam ser utilizados para análise qualitativa.

 
Modalidades da entrevista não estruturada

2.3 Entrevista não dirigida

- Entrevistador sugere o tema e deixa o entrevistado falar livremente, sem o forçar e condicionar a responder.

- Existe total liberdade do entrevistado para expressar as suas opiniões e sentimentos.

 
Registo dos dados

Observação: registar as acções e interacções.

Entrevistas: registar e transcrever o que foi dito.

 

Em ambos os casos...

Incluir o enriquecimento contextual das declarações ou actividades

 
Como se faz?
- Gravação sonora e/ou visual
- Notas de campo
- Diários de investigação
- Fichas de registo

Estes processos transformam os relatos estudados em textos, que são a base para análise concreta.

 
Passos do processo de registo de dados:
1. Registo de dados.
2. Transcrição.

3. Construção de uma “nova” realidade, no texto e pelo texto produzido.

 
1.1 Gravação sonora e visual de situações naturais

O recurso a dispositivos de gravação torna o registo dos dados independente das perspectivas do investigador ou dos sujeitos em estudo.

Necessidade de informar os participantes do objectivo da gravação e solicitar a sua autorização.

Espera-se que os entrevistados esqueçam o dispositivo de gravação e que a conversa decorra de forma “natural”.

 
Presença e influência da gravação

- A gravação deve limitar-se à colecta dos dados necessários para a questão de investigação e para o quadro teórico.

- Quando a gravação vídeo não regista dados essenciais, para além dos obtidos com a gravação áudio, deve preferir-se o dispositivo menos intrusivo.

- Levanta questões éticas da investigação e pode conduzir a mudanças nas situações estudadas.

 

Recomendações para a execução da entrevista

 
Planeamento:
- Ter em mente o objectivo que se pretende alcançar.
 
Conhecimento prévio do entrevistado:
- Conhecer previamente o seu grau de familiaridade com o assunto.
 
Oportunidade da entrevista:
- Marcar antecipadamente hora e local tranquilo.
 
Condições favoráveis:

- Garantir a confidencialidade da identidade do entrevistado e de alguma informação/opinião que exija reserva.

 
Preparação:

-       Organizar guião ou formulário com as questões a colocar.